Como escolher o Arranhador certo para seu gato? Qual o melhor?

Arranhadores Moveis Gato

Existem hoje em dia no mercado imensos tipos e bem diferentes móveis para gato, e chamados das mais diversas maneiras, como condomínios, árvores, arranhadores, trepadores, parques infantis ou torres. Todos nós que temos gatos em casa deveremos ser capazes de reconhecer os que serão efetivamente bons e que possam satisfazer as necessidades de nossos gatos para brincar, escalar, arranhar, esconder, dormir e observar o mundo exterior.

Escolha o móvel certo, sempre tendo em conta a personalidade do gato.

Arranhadores moveis gatoO mobiliário adequado para gato dependerá da sua idade, tamanho, e do que ele gostar de fazer e brincar. Não se esqueça, que você é a única pessoa que conhece melhor seu animal de estimação, sendo assim deverá observar seus hábitos e pensar no que ele poderá precisar e gostar mais:

  • Se seu gato é idoso ou com mobilidade mais restrita, não deverá escolher um arranhador alto. Em vez disso, opte por um modelo de arranhador baixo e com prateleiras espaçosas, que ofereça mais espaço para o animal de estimação brincar e explorar sem ter que subir muito. Todas as componentes do arranhador, deverão estar posicionadas de forma que o gato seja capaz de alcançá-las sem problemas. Camas e redes para gatos são igualmente uma boa opção, pois irão oferecer horas e horas de descanso para qualquer gato preguiçoso.arranhador moveis gato
  • No entanto, se tem um gato jovem ou muito ativo, deverá considerar um arranhador alto, tipo torre ou ginásio bem completo, o que lhe irá oferecer mais possibilidade de escalada, diversas opções para arranhar e brincar.
  • Por outro lado, se seu gato gosta de brincar ou dormir em áreas fechadas, irá então necessitar de um arranhador com nichos e caixas. Se ele gostar de se aninhar em pequenos espaços como uma cesta, escolha móveis com camas aconchegantes.
  • Se o gato gostar mais de arranhar do que escalar ou dormir, proporcione-lhe um arranhador com tapete ou poste de sisal, que irá manter suas garras em excelente estado e livrá-lo de todo o stress.
  • E se tiver mais do que um gato, escolha uma torre de gato bem grande, e com muitos postes de sisal, poleiros, prateleiras, caixas e nichos, pois assim cada um poderá reivindicar seu próprio espaço e lugar.

Que arranhador é adequado para o meu gato?

A maioria dos gatos são muito ativos e brincalhões, e acabamos muitas vezes por escolher um arranhador ou torre por causa dos diferentes níveis que oferecem. Mas antes de escolher qualquer item em particular deveremos levar em consideração algumas questões:

  • Primeiro de tudo, o modelo e tamanho dependerão sempre da habilidade de escalada de cada gato. Os gatos são grandes escaladores, e a torre deverá ser tão alto quanto possível. Eles simplesmente amam arranhador moveis gatoalturas e sentem-se muito mais protegidos quando estão numa posição mais elevada.
  • O móvel deverá ter uma ampla base, assim como toda a estrutura deverá ser sólida e robusta, a fim de garantir estabilidade. Se a árvore tombar ou balançar quando o gato pular para ela, quase de certeza irá se recusar a voltar a utilizar a mesma. E acabará por ficar com um “mono” em casa.
  • Os componentes como prateleiras, poleiros, plataformas ou escadas devem ser espaçosos o suficiente para que o felino possa subir e descer, sem escorregar ou cair. Certifique-se que estas peças possam suportar o peso do gato igualmente. Assim como aguentar com o impulso do gato quando saltar para elas desde o chão.
  • Se estiver escolhendo entre um móvel com plataformas afundadas ou planas, tenha em mente que alguns gatos preferem uma superfície plana onde possam cavar suas garras. Escolha uma que tenha plataformas forradas, a fim de evitar quedas e para proporcionar maior conforto. Por outro lado, plataformas afundadas e aconchegantes ou pelo menos com costas e laterais irão proporcionar uma maior segurança, e alguns gatinhos não irão dormir nem relaxar em lugares onde não se sintam seguros. Seu gato poderá cair de uma plataforma pequena e plana quando adormecer.arranhadores moveis gato
  • Buracos e túneis deverão ser suficientemente grandes quanto o tamanho de seu animal de estimação. A grande maioria não leva este pormenor em consideração.
  • Se estiver pensando em  mudar de casa em um ano ou dois, escolha móveis que possam ser facilmente montados e desmontado e ou transportados

Como reconhecer os itens de qualidade?

A seleção de playgrounds para gato hoje em dia é tão grande e por vezes demasiada confusa. É importante que considere em primeiro lugar as necessidades do seu gato e faça então a escolha com base na qualidade e no preço do produto.

A regra geral é que saiba que obterá um produto para tanto quanto pagar por ele. Se comprar um produto mais barato, tenha consciência que provavelmente será feito de materiais de má qualidade, a construção será de certo instável, e ele não será portanto completamente seguro para seu gato e ainda não irá simplesmente durar tanto tempo quanto um dos mais caros.

É por isso que deverá conhecer um pouco mais sobre as diferentes construções e materiais utilizados nos mobiliários de gato.

Materiais de Construção

  • Madeira vs MDF vs Aglomerado
    • Madeira sólida
      • Não há dúvida de que o melhor material para qualquer mobiliário será sempre a madeira maciça. É mais pesado, mais estável, e, além disso, tem uma grande durabilidade. No entanto, possui algumas desvantagens tais como que é possível que ao longo do tempo surjam pequenas fissuras na superfície. É igualmente sensível à variação de temperatura e humidade. É vulnerável aos agentes externos, e a sua durabilidade será bem limitada, quando não foram tomadas as devidas medidas preventivas. Atenção aos produtos de conservação tóxicos para seu gato.
    • MDF
      • É um material derivado da madeira. O MDF é um material uniforme, plano e denso, não possuindo nós. Empregue principalmente em móveis, é um ótimo substituto para a madeira. É bastante resistente e não deforma. Além disso, é um material ecologicamente correto, produzido com madeira reflorestada. As chapas são resistentes ao fogo e água. Outra vantagem é que o MDF sai da fábrica isento da presença de insetos, com uma barreira ao ataque da maioria dos insetos furadores.
    • Aglomerado
      • É composto por partículas de madeira, com a adição de cola, mais processo de prensa. Por ser um material com uma densidade não muito boa seu preço é menor do que os outros painéis.  Possui uma densidade igual ou superior  que a da madeira. É uma matéria-prima homogénea de baixo custo e resistente a pragas. Mas não aceita pregos, esfarela, e possui uma baixa resistência à humidade.
  • Postes
    • PVC vs Papelão vs Madeira
      • PVC
        • Resistente, mas se não levar uma fixação boa e resistente, perderá todas as suas boas características. Pondo-se o animal em risco, caso o poste de PVC se parta, podendo aleijar seriamente o gato.
      • Papelão
        • De todos é o mais fraco e o mais utilizado nos arranhadores de baixo custo. Fraca resistência.
      • Madeira
        • O mais resistente e durável entre todos. Necessário levar uma boa fixação igualmente a fim de não perder a estabilidade e resistência ao fim de umas quantas arranhadelas.

Revestimento

  • Revestimento móvel
    • Tapete vs Pele artificial vs Pelúcia
      • Pele artificial

        • Material caro. O de boa qualidade resistirá às arranhadelas dos gatos. Mas os de baixa qualidade, depressa farão buracos. Os de baixa densidade são fáceis de limpar ao contrário dos que tenham pêlo mais alto. Poderão ter cheiro que não agrade a seu gato.
      • Carpete
        • É mais grosso e mais pesado do que peles artificiais, proporcionando uma maior resistência e durabilidade. Ter em atenção à telagem, a fim de que as unhas do gato não fiquem presas e comecem a esfarelar o tecido.Fácil limpeza e grande durabilidade e resistência.
      • Pelúcia

        • São agradáveis ao toque e visão. Limpeza bastante exigente para os pêlos de seu felino e material muito poroso e absorvente de todos os líquidos. Valores dos de boa qualidade são muito elevados e raramente utilizados para arranhadores de gatos.
  • Revestimento Postes
    • Corda de Sisal vs Carpete
      • Corda de Sisal
        • Uma árvore de gato com postes em sisal será sempre a melhor opção. Descobrimos que os gatos tendem a preferir a corda de sisal natural em vez de carpetes. A corda de sisal é um produto 100% natural, e é uma maravilhosa superfície para qualquer gato arranhar. Eles simplesmente amam o cheiro e a sensação que lhes proporciona o de arranhar em corda de sisa. A corda de sisal também é um material extremamente resistente e forte e irá durar anos, sede que seja devidamente aplicado no arranhador. Caso contrário começará a se desfazer e a sair do lugar.
      • Carpete
        • Uma alternativa sempre mais barata do que a corda de sisal. E geralmente o gato opta sempre pelo sisal e não a carpete.

Arranhadores – modulares ou totalmente montados?

Existem dois tipos de móveis arranhadores para gatos, dependendo de como eles são construídos. O primeiro tipo são aqueles que são enviados completamente montados e prontos a serem usados, o segundo, os modulares, necessitam de ser montados e juntar todas peças.

Os que necessitam de montagem são chamados de mobiliário modular. Eles vêm completamente desmontados (todas as partes necessárias soltas e isoladas dentro de uma embalagem), e precisará juntar todas as peças e montar o quebra cabeças. Desta forma, eles são de transporte fácil e mais económico, e poderá movê-los de um lugar para outro com pouco ou nenhum esforço. Normalmente, a montagem é muito simples e requer apenas uma ferramenta, que é incluído em cada conjunto. Tem de ter o cuidado de montar tudo correto, com todos os parafusos e tudo bem apertado.

Os arranhadores para gato modulares têm a reputação de não serem muito resistentes, mas isso nem sempre será verdade. Sua qualidade dependerá muito do fabricante e dos materiais utilizados. Além disso, a estabilidade do produto dependerá igualmente de quão bem ele seja montado. Se optar por este tipo de arranhador, certifique-se de apertar tudo com firmeza.

Arranhadores-moveis-gato-berliozO mobiliário que vem pronto para uso é por regra proveniente dos EUA e é tipicamente de alta qualidade, mas são também os mais caros. Eles têm quadros de madeira sólidos e pesam muito mais, o que os tornam muito mais estáveis e duráveis. Não esquecendo que foram montados na fábrica. Conferindo-lhes uma alta resistência.

Como introduzir um Arranhador para gatos?

Gatos são muito impacientes quando vêem uma caixa e ira~ficar você abri-la na sua frente. E optou por uma que necessitará de ser montada, de certo ele irá querer ajudar.

Mas, nem todos os gatos irão claro proceder assim. Alguns gatos ficarão um pouco nervosos com o novo objeto e irá necessitar de algum tempo para se familiarizar com o novo arranhador e móvel em casa. Terá que ser paciente.

Às vezes os felinos precisam de algumas horas para se acostumar com a nova árvore, mas poderá levar mais tempo. Em ambos os casos, no entanto, deverá tentar predispor o seu animal de estimação para usá-lo.

A primeira e mais simples coisa que poderá fazer será colocar o brinquedo favorito do gato sobre o arranhador. Desta forma, ele irá querer ir buscá-lo. Também poderá colocar o arranhador perto do local onde seu animal de estimação passa habitualmente a maior parte do tempo ou perto do lugar onde ele por regra costumar arranhar seus objetos.

VISITE NOSSA LOJA E DESCUBRA NOSSOS LUXUOSOS ARRANHADORES

www.moveisgato.com

Anúncios

Sobre Gatil SpiritLand

Criação de gatos - Norueguês da Floresta, Ragdoll e British Shorthair
Nota | Esse post foi publicado em Artigos e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s