GATIFICAÇÃO – Torne sua casa perfeita para seu gato

Em pleno século XXI, ter gato ainda é um tabu. Muitos acreditam que eles são individualistas e até traiçoeiros. Puro preconceito e ideias pré concebidas! Quem tem gato sabe o quanto são fofinhos, carinhosos e super apegados aos donos.

Dizem que os gatos são os animais do futuro, pois conseguem viver em pequenos espaços. Mas será que o espaço que oferece a ele o deixa feliz e estimula todas as capacidades de felino?

Mesmo entre as pessoas que gostam de gato, a palavra gatificação ainda é desconhecida. Nada mais é do que adequar um espaço, ou mesmo uma parede para as necessidades dos bichanos. Criar um ambiente verticalizados poderá trazer inúmeros benefícios aos pequenos. Além de diverti-los, irá propiciar comportamentos instintivos dos felinos. Tenha certeza que eles serão mais felizes e passarão longe do estresse e da depressão.

Benefícios da gatificação

Arranhadores Moveis Gato

Arranhadores Móveis Gato

O médico veterinário Alexandre G T Daniel é especialista em felinos. Ele explica que é fundamental entender a natureza do comportamento do gato, bem como tentar reproduzir o ambiente no qual os bigodudos  viviam na natureza. “Gatos possuem certas necessidades de enriquecimento ambiental, como locais para descanso, locais onde possam se esconder, dormir, ter acesso a superfícies horizontais, verticais e elevadas” completa.

Pode parecer sem sentido e algo sem necessidade, mas os gatos precisam de acesso às “três dimensões” do ambiente, além de locais para arranhar. Ao não respeitar essas necessidades do gato ou não permitir o acesso a todas elas, poderemos nos deparar com problemas comportamentais e até de saúde.

Arranhadores Moveis Gato

Gatificação – Gatil Spiritland

Em uma noite de Janeiro, Maria  foi buscar uma pizza na portaria do seu prédio. Quando percebeu, tinha uma gatinha branquinha entre suas pernas. Sem saber o que fazer, levou a gatinha para casa, desejando que alguém quisesse adotá-la.

O lar temporário tornou-se permanente. Com o passar do tempo, Maria achou que a pequena Branquinha estava triste e resolveu adotar uma companheira felina, chamada Pretinha. Em pouco tempo começaram as brigas entre as fêmeas.

Maria correu procurando orientação com o veterinário. Este, indicou mais atividades às gatas. Maria passava o dia fora e mal tinha tempo de brincar com as peludas. Foi então que conheceu uma marca especializada em móveis para gatos. Mandou as fotos de um ambiente e solicitou o projeto.

Moveis gato

MoveisGato

Enquanto instalavam os móveis na parede, as gatas já começaram a escalar. Em menos de uma semana, as duas mudaram o foco e pararam com as brigas. “Elas não são as melhores amigas, não dormem juntas, mas brincam de forma saudável, sem brigas” conta Maria.

Em briga de gato e cão, gatificação pode ser a solução

cachorro-e-gato-podem-viver-juntos

A Carina é apaixonada por gatos desde sua adolescência. Sempre teve mais do que um bigodudo. Quando casou, resolveu levar apenas dois persas para a casa nova. Mas não demorou muito e adotou mais cinco peludos. Voluntária de ONG, transformava os gatos de lar temporário em filhos permanentes.

arranhadores.moveis.gato.modelos

Até que um dia, ela e o marido quiseram mudar a espécie e adquiriram a Ricci, uma Bull Terrier muito esperta e agitada. Com tantos gatos em casa, a Ricci queria brincar com todos e cheirar, e amassar e apertar até eles miassem. Assim, instalou-se o caos em casa.

Foi preciso contratar um especialista em comportamento animal para resolver a relação entre cão e gatos. A primeira sugestão do especialista foi gatificar o apartamento. Os gatos ganharam muitos esconderijos suspensos, prateleiras para poderem caminhar pelo apartamento de forma segura e rotas de fuga entre sala e quarto.

prateleira moveis gato

Claro que também foi feito um trabalho de adestramento para ensinar a Ricci a interagir com os felinos. Hoje vivem todos em harmonia. Se algum está no seu dia rabugento, basta subir nas prateleiras, estantes e módulos feitos especialmente para os gatinhos.

moveisgato-gatos

Carina afirma: “às vezes eles desistem de usar os móveis. Parece que perde a graça. Por isso, é preciso incentivá-los a subir, colocando petiscos ou mesmo com brincadeiras com a varinha”.

arranhador moveis gato

Opção para todos os bolsos

Com tantos casos de sucesso, não há dúvidas sobre os benefícios da gatificação. Porém, como fazer isso em casa? Tudo depende do seu orçamento e das suas habilidades manuais.

Seguindo o estilo DIY (Do It Yourself) americano, o famoso faça você mesmo, há diversas opções. Colocar prateleiras em uma parede, já ajudará bastante seu gatinho. Vamos tentar?!

Material:

  • 7 prateleiras de madeira (a de reflorestamento é a melhor, mas pode ser de pinus também) com pelos menos 45 cm de comprimento e 15 cm de largura;
  • 14 mãos francesas em “L” (aquelas reforçadas, para não ter acidente);
  • 3 metros de carpete ou pelúcia (carpete é mais fácil de limpar);
  • 6 metros de velcro adesivo macho e fêmea.

Como fazer?

arranhador moveis gato
 

  1. Corte o carpete ou a pelúcia do tamanho das prateleiras. Cole dois velcros, um em cada extremidade de cada corte de tecido, no sentido do comprimento. Faça o mesmo na prateleira. Junte, com uso do velcro, o tecido na prateleira.
  2. Marque onde serão os furos para as mãos francesas na parede, tentando formar uma pirâmide ou triângulo com as prateleiras. Comece com o topo da pirâmide. Marque a prateleira mais alta. A próxima será 50 cm a baixo e 20 cm a direita do topo. Siga o mesmo raciocínio com mais duas (50 cm para baixo e deslocada 20 cm a direita). Volte para a marcação do topo e comece a marcar as prateleiras da esquerda, 50 cm a baixo e 20 cm deslocada para a esquerda. Repita o mesmo processo com as duas últimas prateleiras.
  3. Com as marcações feitas, aparafuse duas mãos francesas em cada prateleira. Com as prateleiras prontas, aparafuse na parede, nas marcações já feitas. Em pouco tempo seus gatos já irão se aventurar nas alturas.
kit-moveis-gato-artemis
 

Achou muito difícil? Calma que tem empresas que fazem tudo isso e mais para você.

arranhadores moveis gato

A empresa MóveisGato nasceu dessa mesma necessidade. Aliás toda a empresa que fabrica móveis para gatos, nasceu da igual necessidade e paixão.

Na móveisgato sempre tivemos uma grande necessidade de arranhadores, trepadores, etc para todos nossos peludos.
E durante muitos anos optamos sempre por comprá-los em pet-shops, ou com empresas / pessoas individuais que se dedicam exclusivamente a arranhadores para gatos. Uns arranhadores mais acessíveis, outros nem por isso. Mas sempre e qualquer um dos arranhadores, acabou ao fim de relativamente muito pouco tempo, por não satisfazer nossas expectativas, necessidades, fosse com a qualidade dos materiais utilizados, fosse com o seu acabamento e estética final.
Todos os arranhadores comprados depois de apenas alguns meses de uso, já não se encontravam mais em estado aceitável de uso, e sempre por causa dos fracos materiais utilizados, de suas fracas fixações, dos danos nos forros,  e por aí… Ficando sempre partidos, tortos, sem graça, de limpeza muito difícil, etc…
Sentindo a urgente necessidade de oferecer a nossos gatos, arranhadores resistentes, duráveis, higiénicos,  e claro bonitos, pesquisamos, formamos a equipa técnica especialista ideal, e decidimos iniciar nossa própria produção a fim de suprimirmos as nossas próprias necessidades.
Todos os modelos de arranhadores, que produzimos, prezamos sempre a estética, a funcionalidade e a durabilidade do arranhador.

Pensados para que não destoem com a decoração de sua casa, e sim para que a complementem e a torne ainda mais bonita e atual.

Todo o arranhador é lixado, pintado, e possuem forra atrativa, confortável e higiénica.

A Móveis Gato salienta ainda para que não se esqueça – Coloque sempre o arranhador ou o ambiente para o gato no local normal onde está a família. Não o esconda. O gato não o usará de certo.

Anúncios

Sobre Gatil SpiritLand

Criação de gatos - Norueguês da Floresta, Ragdoll e British Shorthair
Nota | Esse post foi publicado em Artigos e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s