Como diminuir o stress de seu gato

980xO stress não é um problema que só atinge os seres humanos. Os gatos também ficam stressados! E o pior é que, devido a esse stress, acabam desenvolvendo doenças e sintomas secundários – como dermatite psicogênica e alterações de comportamento, por exemplo. Sabia? Perceba por que isso acontece e o que fazer para solucionar:

POR QUE OS GATOS SE STRESSAM?

Em geral, os felinos não se adaptam bem a mudanças, e esse acaba sendo o principal fator de stress entre os bichinhos. O fato de normalmente ficarem muito tempo sozinhos também contribui, pois, embora os gatinhos sejam mais independentes do que os cães, eles também precisam de carinho e distração.

Veja agora as causas mais comuns para o stress felino:

Alteração no ambiente
Uma simples mudança na disposição dos móveis pode deixar seu gato stressado. Caso substitua ou troque um móvel de lugar – principalmente de um ambiente da casa onde seu gatinho fique e goste muito – brinque com ele no local até que se acostume com essa alteração.

Rotina alterada

Gatos também não gostam de mudanças na rotina. Por isso, evite alterações bruscas como, por exemplo, trocar o horário de dar comida ou de brincar com ele. Se toda tarde  brincam juntos e esse hábito vai ter que deixar de existir, faça essa alteração aos poucos. Comece brincando um pouco no novo horário e diminuindo o tempo de brincadeira durante a tarde, até conseguir inverter a rotina sem que ele se estresse.

Novo pet na casa

Adotou um cão ou um outro gatinho? Então acostume os bichinhos aos poucos e não se esqueça de dar muita atenção ao seu bichano mais velho, assim ninguém se estressa!

Confinamento

Ficar muitas horas dentro da caixinha de transporte – para uma mudança ou viagem – também é estressante. Por isso, sempre que possível, pare o carro e solte seu gatinho, deixe-o andar pelo carro, bem fechado, para relaxar um pouco. Além disso, sempre fale com ele e faça carinho, para que se sinta mais confortável.

Solidão

Os gatinhos se adaptam bem à ideia de esperar o dono voltar do trabalho, por exemplo, mas não gostam de viver sozinhos. Precisam de companhia, carinho e brincadeira. Não economize no amor!

MEU GATO ESTÁ STRESSADO, E AGORA?

Saiba lidar com essa situação. Para começar, dê atenção. Gatos gostam de se sentir especiais para seus donos. Por isso, se notar que seu bichano não está bem ou se for obrigado a submetê-lo a situações stressantes, faça muito carinho, converse e brinque com ele. As brincadeiras são essenciais. Bolinhas, ratinhos ou até uma brincadeirinha boba com um simples cadarço podem distrair o felino e ajudá-lo a se acostumar com as novidades em sua vida, diminuindo seu nível de stress. Um arranhador para gatos, por exemplo, é muito útil, e serve tanto para poupar o seu sofá dos arranhões do bichano stressado, quanto como uma distração para o felino curioso. É uma forma de entreter e melhorar o stress do seu bichinho.

Anúncios

Sobre Gatil SpiritLand

Criação de gatos - Norueguês da Floresta, Ragdoll e British Shorthair
Nota | Esse post foi publicado em Artigos e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s